Skip to content

Maquiagem para o dia a dia

February 17, 2010

A Aninha, amiga querida de Belo Horizonte, comentou comigo no Twitter que queria começar a usar maquiagem para ir para a faculdade, mas precisava de ajuda porque não sabia como montar um make para o dia a dia. Como ela sugeriu que eu fizesse disso um tema de post, cá estou.

Eu não tenho exatamente uma receita para fazer maquiagem todos os dias. Isso depende muito de pessoa para pessoa, do tipo de pele e tudo mais. O que eu posso fazer é contar o que eu faço e o que é o básico do básico para um make e vocês partem daí. Isso e trazer imagens inspiradoras!

Eu uso maquiagem quase todos os dias. Não porque ache essencial, muito pelo contrário, virou mais um hábito diário do que qualquer outra coisa, mas como eu sou MUITO branquinha, se sair sem um blush no rosto as pessoas me olham estranho e perguntam se eu tô doente (sério, não é legal! Rsrs).

Muito bem, o básico do básico para se usar durante o dia seria: corretivo, base, pó, blush e rímel. Isso assim, para dias super comuns, como ir para a faculdade, trabalho de tarde e afins. Claro que como você vai ficar o dia inteiro com aquela maquiagem, é sempre bom ter a pele bem preparada com um tônico, sabonete específico e hidratante, além de protetor solar. Nunca se esqueçam do protetor, especialmente com esse sol senegalês que anda fazendo nos últimos dias. Você pode achar que não faz nada, afinal você sai da sala de aula, entra no ônibus, vai pro estágio e de noite volta para casa. Mas não se engane, as luzes (especialmente as florescentes) mancham a pele, então protetor nela para que isso não aconteça!

Os tons de blush para todos os dias são variados. Por causa do tom da minha pele eu opto sempre pelos tons de rosa ou coral, que são mais simples e claros. Vira e mexe, quando eu quero me mostrar um pouco mais bronzeada (pfff, boa piada, Maki), eu uso como blush mesmo um pó bronzeador. Fica ótimo para dar uma variada e dar um ar mais tomei-sol-e-fiquei-bronzeadinha. Claro que é só um olhar para as minhas pernas para todo mundo mudar de ideia! Rsrsrs. Mas fora os rosas e corais, os tons terrosos também são ótimos para usar durante o dia.

O pó é sempre bom usar diariamente para dar uma uniformidade maior para a pele. Não digo o mesmo da base porque, neste calor, ela pode derreter e ficar com um aspecto de massa corrida durante o dia e para retocar, não é nada facil. O pó não, você pode levar na bolsa, dar aquela pincelada básica na zona T e está como nova. No verão especialmente. A base eu costumo guardar mais para o inverno, quando a pele seca muito e isso fica aparente e para programas de noite.

O corretivo, no entanto, é indispensável. Para esconder as olheiras então, nem se fale. Isso e aquelas espinhas e marquinhas desnecessárias que aparecem na pele de vez em quando (e para quem tem acne também, ?). Vale sempre a dica que um maquiador da Onofre, o , me deu uma vez de usar um corretivo com iluminador. É um produto com resultado de dois, cobre as olheiras e ilumina a região.

Por falar em iluminar, o iluminador mesmo pode vir a calhar no dia a dia, especialmente quando você teve uma noite mal dormida. Pode dar aquele ar mais saudável para a pele e dá um brilho delicado ao rosto.

Mas, como eu já falei essas não são regras escritas em pedra. Você pode muito bem usar uma combinação mais básica de sombras, como um marrom com bege, ou fazer uma pálpebra nude e completar com um traço colorido para o dia a dia. Tudo nessa vida depende. Eu gosto muito de usar uma sombra cor de rosa, bem clarinha, que tenho do Duda Molinos nos dias que uso óculos por exemplo. Isso é muito rímel para destacar os olhos que, com as lentes da pessoa míope que vos escreve, ficam pequeninhos. Um belo delineado colorido (ou preto mesmo!) também serve!

Mas acho que o principal para a maquiagem de todos os dias é ter uma mãe leve. Você pode muito bem fazer como Alexis Bledel e usar um batom pink com um olho nada, ou abusar do rímel e apostar numa boca nude, como fez a Rihanna, ou usar sombras terrosas como a Miranda Kerr… Lembre-se que, para o dia a dia, menos é mais. Fora que com uma make básica, apenas um passo pode transformar esse look em uma maquiagem de noite.

4 Comments leave one →
  1. February 17, 2010 10:42 pm

    Arrasou Maki!! Ficou mt bom, e bem auto explicativo, assim q eu tentar alguma coisa, eu te falo do resultado. Saudade!!! Beijao

  2. February 18, 2010 8:55 pm

    Achei o post tao essencial que publiquei no Twitter!

    Beijao meninas!!

    http://www.lifebehavior.blogspot.com

  3. SAH permalink
    May 11, 2010 12:17 pm

    Ola, adorei o post, muito d+, vou pegar suas dicas, beijãoo

Trackbacks

  1. Maquiagem para o dia a dia « Manias de Moça – maquiagem

Leave a Reply

