Skip to content

Não se esqueça de lavar seus pincéis!

November 23, 2009

Acredito que se tem uma coisa mais importante do que saber o tipo de maquiagem que cai bem em você e o que não cai, é lavar os seus pincéis. Eu já falei aqui no blog de todos so tipos de pincéis para make (base, , sombra e blush), mas percebi que nunca tinha falado sobre a manutenção deles.

O mais importante disso tudo é entender que os pincéis precisam ser cuidados com muito carinho. Caso contráio eles podem perder cerdas e até mesmo mofar (eww!). Como nós não queremos isso, aliás, queremos mais é que eles durem anos e anos, nada como reservar dez minutos do seu domingo uma vez por mês (ou o quanto você achar necessário) para cuidar bem do seus apetrechos.

Eu disse o quanto você achar necessário, mas acho que o ideal (especialmente para Moças que usam muito os seus pincéis) e lavá-los a cada 15 dias. Intercalar nesse meio tempo uma limpeza mais profunda acho que seria o ideal de manutenção desses instrumentos.

Acho que muitas de nós aqui já ouvimos falar que nada melhor para lavar um pincel do que um shampoo neutro. E é isso mesmo o que eu acho. Eu, por exemplo, uso o Johnson’s Baby Shampoo. Primeiro porque ele é feito para nenéns, como diz o nome, então mais neutro do que isso, impossível! (afinal, que bebê precisa de muitos cuidados capilares, não? O cabelinho deles já é a coisa mais fofa e macia do mundo!). Segundo, porque ele tem uma consistência boa, é fácil de lavar e só um pouquinho já resolve o problema.

Esse produto tem um preço bem bacana, custa por volta de seis reais no máximo em qualquer farmácia do Brasil e faz o trabalho muito bem feito, é claro!

Então o que eu faço é o seguinte: ligo a torneira da pia em uma temperatura mais morna, molho as cerdas (jamais na altura do cabo, okay? Isso porque o molhado ali pode acumular e causar mofo) o máximo que posso, fecho a torneira, coloco um pouco de shampoo na mão e passo o pincel ali em um movimento de vai e volta. Depois disso, bora molhar de novo com água morna par atirar todo o produto. Ah, vale lembrar que apertar um pouco as cerdas para tirar o excesso de água e colocá-las na forma original é uma boa também!

Para secar as opções variam. Eu preciso usar uma toalha mesmo, passo o pincel na direção dele sobre a toalha até eu achar que a maior parte da água saiu. Depois disso deixo em algum lugar arejado para terminar de secar. mas, se você achar que vai demorar muito pode usar um secador de cabelo na temperatura MORNA e de longe (não diretamente nas cerdas) para acelerar o processo.

Mas é claro que isso não é necessário a cada duas semanas. para lavagens mais rápidas sempre vale a pena ter em mãos um produto feito para isso, como os cleaners da Sephora e da M.A.C. São fáceis de usar, práticos (você pula a parte da água e, depois de borrifar o cleaner no pincel é só fazer o movimento de vai e volta sobre uma toalha) e não é difícil encontrar um bom produto por um preço camarada.

O da M.A.C. custa em torno de 11 dólares no gringo enquanto o da Sephora, possui preços que variam entre 6 e 12 dólares. Vai dizer que não vale a pena?

4 Comments leave one →
  1. November 23, 2009 10:29 pm

    super concordo, ainda mais nesse calorão daqui do rio que vc já se maquia meio suada (NOJOO), as cerdas ficam super “suscetíveis” a sujeiras e afins!
    beijos querida, brigada pela visita lá no Inexisting!

  2. November 23, 2009 10:30 pm

    esqueci de falar que eu uso esse da MAC, é bem bom, limpa bastante e dizem que protege contra bacterias e essas coisas.. vale a dica né?!
    beijos

  3. Brenda permalink
    January 27, 2010 8:33 am

    Adorei seu post na verdade amei o site
    estava procurando pinceis para base e agora aprendi a usar para pó,blush,sombra…
    BRIGADÃO

Trackbacks

  1. Hábitos para largar em 2010 « Manias de Moça

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: