Skip to content

Diga sim à Hidratação!

June 10, 2009

Eu sei que faz um tempo que eu falei que ia fazer posts explicativos para complementar o Passo-a-Passo para a make perfeita, mas a vida está uma loucura essas últimas semanas (vida de universitária-estagiária quase me fez arrancar os cabelos) e eu não consegui um tempo maior para fazer posts elaborados.

No entanto aqui estou eu com um texto sobre os queridos e amados hidratantes, como prometido!

Oquee

O hidratante nada mais é do que uma fórmula complexa de agentes químicos (ou naturais) criados para fazer com que a epiderme (isto é, a camada mais superficial da pele) fique mais flexível e tenha a água perdida, recuperada.  Lipídeos, esteróides, óleos naturais ou artificiais, humectantes (substâncias que absorvem a umidade do ar), emolientes (ajudam a hidratar) e lubrificantes, são alguns dos compostos encontrados nos hidratantes.

Praqueserve

 Com essa pergunta a Moça vem e me fala “Dur, pra hidratar né, Maki!”. E eu respondo, “Sim querida aprendiz!”. No entanto é claro que essa é a função mais óbvia de um dos itens mais comprados pelas mulheres mundo afora.

O hidratante serve, como eu já citei ali em cima, para repor a água que a pele perdeu. Além disso, ele pode também bloquear a perda de água e restaurar a pele seca ou escamada e evitar o envelhecimento precoce.

Mas, porque a pele perde líquidos e fica ressecada? O tempo pode influenciar muito nesse quesito. O inverno é o campeão do ressecamento da pele justamente porque o tempo fica mais seco, os ventos mais freqüentes e o próprio frio fazem a pele liberar água para se manter hidratada. Se essa água acaba, a pele descama e causa aquele pânico que todas nós conhecemos e já passamos em algum momento da vida. Fora isso uma alimentação precária (entenda-se falta de frutas e legumes, excesso de comidas industrializadas e afins) pode comprometer a saúde da pele também. Então para resolver esse problema os hidratantes foram criados para ser um complemento ao cuidado com a saúde.

Valeapena

Mas é claro sim, Moça! Apesar da saúde da pele depender de outros fatores, como eu já falei, vale superapena apostar em um bom hidratante para complementar os cuidados com o rosto. Claro também não adianta sair por aí feito uma maluca comprando horrores de hidratante, passar um pote inteiro no rosto e rezar para que na manhã seguinte você esteja linda e maravilhosa. Tudo faz parte de um processo e esse se inicia com a definição do seu tipo de pele.

Basicamente existem quatro tipos diferentes:

Pele normal: tem brilho, oleosidade e poros controlados naturalmente (pra mim é mito! Rsrs);

Pele seca: Não possui brilho algum, poros completamente fechados e maior tendência a rugas e marcas;

Pele mista: possui a Zona T (testa, nariz e queixo) mais oleosa e bochechas com pele seca;

Pele oleosa: poros dilatados, muito brilho.

O básico do básico é isso. Depois de definido o seu tipo de pele, você parte para a segunda parte do processo: a escolha do hidratante. Eu, que tenho pele mista com tendência à oleosa prefiro hidratantes em gel. Isso porque esse tipo normalmente ajuda mais no controle da oleosidade, pois seca com maior rapidez.

 Além disso, normalmente os hidratantes em gel são Oil-free, isto é, não tem adição de óleos, o que, obviamente, evita que a pele fique ainda mais oleosa. Ao contrário, as Moças com pele seca preferem os hidratantes em creme mesmo, com óleo, justamente para repor aquele que a pele naturalmente não tem. Fica a gosto do freguês. O mais indicado é ver uma dermatologista e seguir o que ela sugere!

O último passo é o cuidado com a pele. O que eu acho ideal é limpar, tonificar e hidratar a pele duas vezes ao dia. Uma vez pela manhã e outra antes de dormir. Ter a pele limpa antes de hidratar é essencial. Afinal de que adianta tentar hidratar a pele com o rosto sujo e os poros entupidos com poluição?

Para os amados hidratantes, eu dou cinco estrelinhas!

cinco estrelinhas

Algumaindicacao

Hidratante é uma coisa complicada de indicar justamente porque depende muito do tipo de pele da Moça. Eu, por exemplo, uso um creme IN-CRÍ-VEL da Biotherm que chama Acquasource Non-Stop. Ele é em gel e é composto na maior parte por água. Para a minha pele fez maravilhas. O único problema é o preço. Custa 132 dinheiros. Não rola o tempo todo, ?

Acquasource Non-Stop

Acquasource Non-Stop

De qualquer maneira prefiro não indicar produtos por seu uma coisa mais pessoal e que vai muito de cada uma.

Mas eu gostaria muito de saber: qual o tipo de pele de vocês e o qual hidratante vocês usam?

 

Ps: Ainda está cedo, mas eu estou empolgada e preciso falar que, se tudo der certo, logo mais teremos novidades no blog! Aguardem cenas dos próximos capítulos!

4 Comments leave one →
  1. Alina permalink
    June 11, 2009 8:20 am

    Olá!

    Tenho pele mista aos extremos: fico cheia de pontos negros no nariz , queixo, testa, mas também a pele esta toda ressequida, baça, ate com rugas finas nas faces e no meio da testa. Andei a usar produtos para pele mista da Nivea, Garnier, Oriflame, Yves Rocher, Avon, Clinique, Vichy, etc.

    Afinal de mais de 5 anos a tentar encontrar uma solução utilizo hidratantes anti-rugas (limpeza Anew Cleanse; noite Anew Clinical – Corretor de rugas profundas [que entre todos os cremes de noite é o unico que não me irrita a pele, não me crias borbulhinhas e realmente hidrata]; olhos dia & noite: Anew Alternative & Mary Kay Gel; dia: experimento… o meu real problema é o meu hidratante de dia… ando a experimentar amostras de cada tipo… Usei um com FPS 30 deixava a minha cara toda cheia de manchas vermelhas nas faces e brilho na testa, outros com anti-rugas na mesma brilho, o de dia da Anew Alternative era demasiado forte e irritava a pele, com acido hialuronico parece que tenho uma mascara brilhante na cara, os para pele mista não hidratam o suficiente, alem de o facto de me ter aumentado os poros das faces… )

    En fim, o paradoxo é o seguinte: apesar de os hidratantes que uso sejam bastante gordos (como acabaste de mencionar, são a base de óleos) quando tento usar uma base (mate, em mousse, sem óleos) apesar de usar uma esponja para a aplicação, a pele se vê cheia de escamas e seca e ainda pior do que sem base.

    Finalmente, uso hidratantes todos os dias, mas na testa e no nariz sempre tenho no mesmo tempo pele muito seca, que se quebra, enruga, escama e muito gorda, cheia de pontos negros, pequena espinhas ( que já andei a ler quase todo o teu blog e isto é o termo correto) e muito brilho.

    Ficaria grata se me soubesses indicar alguma solução.

  2. Alina permalink
    June 12, 2009 3:13 pm

    Thx 4 the tip😛

    Vou experimentar mesmo hidratantes em gel.

  3. Ana permalink
    February 22, 2010 9:23 pm

    Tenho começo de rugas na testa…o que fazer para que eu perca a mania de enrugar a testa?

Trackbacks

  1. Teste: Pure Zone, da L’Oréal « Manias de Moça

Leave a Reply

