Skip to content

Ahn, shampoo sem sal?

May 20, 2009

 

Eu superentrei nessa onda de testar shampoo sem sal. Primeiro porque o meu cabelo é super hiper mega fininho e seco e precisa de muitos cuidados. Segundo, pois eu estou sempre tentando coisas novas não só para postar resenhas aqui depois, mas também pare ver se o efeito no meu cabelo é bom e se ajuda a recuperar. Eu já usei muita química (progressiva+tinturas) e ele ficou bem machucado, então nos últimos tempos estou tentando usar o mínimo de químicos possíveis nele para não afetar ainda mais.

Este mês eu estou usando o Shampoo sem Sal da Seda, da linha S.O.S Chocolate. Mas a resenha fica para depois. Agora eu achei legal explicar um pouco o que é esse tal shampoo sem sal.

Oquee

De acordo com o rótulo do vidro do produto o shampoo sem sal nada mais é do que a fórmula do normal do shampoo, mas sem cloreto de sódio, que nada mais é do que o nosso querido e amado sal de cozinha.

Hein?

Isso mesmo, e como a Ana Cristina, blogueira, que sempre passa por aqui e que me ajudou com esse post, disse, o cloreto de sódio serve para dar consistência ao shampoo e aparece sempre em pequenas quantidades no produto. Não só isso, mas existe um outro tipo de sal no shampoo, o lauril sulfato de sódio que, por sua vez, é importante por criar a espuma e abrir as cutículas do cabelo e retirar a sujeira. Logo esse tipo de sal é o responsável por limpar o cabelo, mesmo.

PraqueserveSe você parar para pensar bem, a existência ou não do sal no shampoo, e por sal eu digo o cloreto de sódio, não faz diferença alguma, uma vez que ele não tem função, a não ser a de deixar o produto com maior consistência. Logo o shampoo sem sal seria mais uma estratégia de marketing do que qualquer outra coisa. Como a Ana disse: Se você pensar bem a água do mar tem infinitas vezes mais sal que o shampoo e mesmo assim após a lavagem, depois do banho de mar, o cabelo fica lindo…se o sal fosse ruim e penetrasse nos cabelos os frequentadores das praias seriam carecas aos 5 anos!

Mas ainda assim, a consistência do produto tem que ser conseguida de alguma maneira. O que acontece é que o sal é um substituto mais barato para os polímeros existentes no mercado que dão viscosidade à formula.  Quando o sal é retirado, esses polímeros tomam o seu lugar e o que eles fazem é além de aumentar o preço do vidro, levam consigo polímeros ativos nobres que agem no tratamento da fibra do cabelo.

Ui que difícil!

Na verdade nem tanto. Basta pensar que esses polímeros substituem o sal. Como eles são mais caros, os produtores acrescentam ativos benéficos para os fios para justificar esse preço mais salgado (há!…credo que piadinha péssima!). 

Valeapena

Olha, depois de ler o texto que a Ana fez, pesquisar um pouco mais na internet e usar um shampoo desses, eu posso dizer que acho essa coisa do sem sal uma lorota. Balela das grandes. Gente, se o único sal que não vem no shampoo é o cloreto, que, como já foi dito, não faz nada além de dar sustância pro produto, de que adianta, não é mesmo? Se o tal lauril fosse o ingrediente retirado, daí sim poderíamos ter alguma diferença e coisa e tal, mas como é só o cloreto (pelo menos, foi em todos os que eu pesquisei na farmácia), não acredito que seja uma coisa necessária a sobrevivência de ninguém.  Dou uma estrelinha só por participação mesmo, não acho que o produto seja verdadeiro em seus objetivos. Tirar um produto que não faz diferença no final, para mim é enganação.

uma estrelinha

Não vou dar indicações pelo simples fato de não achar digno. Há!

3 Comments leave one →
  1. Ana cristina permalink
    May 21, 2009 7:37 am

    Adorei!!!!!
    Mas o Cris é sem h!
    Marcela…como é o seu cabelo?
    bjussssss

  2. July 19, 2009 3:16 pm

    Muito legal! Agora também dei uma pesquisada nessa onde de sem sal e com sal.. e conclui que é uma besteira! Uso produtos com sal e meus cabelos ficam ótimos!

Trackbacks

  1. Fique por dentro Cabelo » Blog Archive » Ahn, shampoo sem sal? « Manias de Moça

Leave a Reply

