Skip to content

O mistério do corretivo

April 16, 2009

Muito bem, este é mais um Mania de Explicação, no entanto, como o tema é mais complicadinho de falar, não vou usar o esqueleto comum que uso nesse tipo de post.

Falar sobre corretivos é realmente bem difícil. Primeiro, porque é o make que mais causa dúvidas. Segundo porque não tem uma regra certa a ser seguida para usá-los.

corretivos

Na verdade, tem uma regra sim: a do teste. Não importa se você é loira, morena, negra, mulata, oriental, índia…o esquema é experimentar. E não pode ser na mão não! Tem que ser no rosto mesmo. Mais especificamente, na parte inferior dos olhos, onde se encontram as malvadas olheiras. Daí você me pergunta “Mas Moça, por que tem que testar no rosto? É tão complicado!” Porque sim, Zequinha! É que, normalmente, a pele do rosto, além de ser mais sensível do que a pele do resto do corpo é mais clara, especialmente na região das olheiras. Então não adianta você testar um corretivo que fica ótemo nas costas da sua mão se na hora que você passa no rosto dá aquele efeito panda. Ou fica escuro demais, ou claro demais.

Quanto à textura, vai muito do gosto do freguês. Existem algumas coisas a serem consideradas na hora de escolher o melhor tipo de corretivo como:

Se a sua pele não exige grande cobertura, não tiver muitas imperfeiçõezinhas que, mesmo com base, desaparecem, então o corretivo líquido talvez seja melhor para você.

Se a sua pele for mais puxada para a normal ou seca, e, por isso, precise de uma cobertura melhor, o corretivo de bastão talvez seja a melhor opção.

Vejam bem, eu digo talvez porque muitas vezes essas regrinhas não se aplicam. Para mim, elas não servem. Eu tenho pele oleosa na zona T (como já falei diversas vezes), mas super seca no resto, e o corretivo líquido serve direitinho. Mesmo eu tendo as olheiras horríveis que tenho. Cobre certinho e fica no lugar o dia inteiro. Então, é o que falei, tem que testar mesmo e ver com qual você se adapta melhor.

coloridos

Quanto aos corretivos coloridos. Vou ser bem sincera quando digo que nunca cheguei perto de um. Eu não sou (e nunca fui) o tipo de pessoa que tem muito problema com espinhas e afins, minhas dificuldades são com queimaduras de sol e de frio mesmo (minha pele é EXTREMAMENTE sensível à isso) então nunca me preocupei muito. No entanto, eu dei uma pesquisada e percebi que eles podem ser ótimos para cobrir aquelas imperfeições chatinhas que base e corretivo comuns não cobrem.

Dei uma pesquisadinha, fui na Contém 1g hoje me informar um pouco mais sobre isso e descobri que:

Corretivo verde: manchas vermelhas, espinhas ou olheiras extremamente roxas;

Corretivo lilás: manchas amarelas;

Corretivo amarelo: manchas marrons, olheiras.

O que eu aprendi também é que cores opostas se neutralizam no que diz respeito à esses problemas. Por exemplo, vermelho e verde são cores opostas. Logo, se coloco um corretivo verde sobre uma espinha vermelha, as cores serão neutralizadas e quando passar a base por cima de tudo, vai disfarçar e cobrir bem melhor. É mais ou menos assim que funciona.

A Gêmea Boa, vulgo Vivi, do Trendy Twins, fez um post bem legal (aqui) mostrando como funciona o corretivo verde.

Mas até aí, não sou nenhum pró, , Moças. Tudo o que eu sei eu aprendi na blogolândia então, por favor, não levem o que eu falo aqui como lei, ok?

Agora, sobre as dobrinhas. Sabe quando você passa corretivo e ele marca aquelas ruguinhas debaixo dos olhos? Pois é. Duas considerações sobre elas. Primeiro: se elas estiverem muito marcadas, significa que o corretivo que você está usando não é o certo para o seu tipo de pele. Segundo: se marcar só um pouquinho, não encane, nada que uma passadinha básica com o dedo não resolva. O problema mesmo é quando marca demais, aí tem alguma coisa errada e eu aconselho você a trocar o produto.

E qual é o melhor jeito de aplicar? Bom, mais uma vez, vai do gosto de cada um. Pessoalmente eu prefiro usar um pincel. Uso um pincél de corretivo da M.A.C para espalhar e se precisar dou leve batidinhas com o dedo só para ficar mais uniforme. Quando estou sem paciência ou com um pouco mais de pressa eu uso só o dedo mesmo e, de novo, leves batidinhas. Nada de esfregar de um lado para o outro.

Não vou indicar produtenhos hoje porque acho o corretivo uma coisa muito pessoal e que depende muito de cada um. Mas eu sei que a M.A.C é a melhor no quesito tons, porque tem a maior seleção de cores, e que a Contém 1g tem os corretivos coloridos tão falados!

É isso! Dúvidas, críticas, sugestões? Comenta aê!

6 Comments leave one →
  1. April 17, 2009 12:37 am

    Eu tenho um corretivo da Natura e outro da Tracta, e já achei os dois bons, mas atualmente parece que nenhum é!! haha
    Um não cobre bem as olheiras e craquela, e o outro cobre demais!! do tpo que fica mto grosso, sabe?! =//
    bjss!

  2. cynthiagermanna permalink
    April 17, 2009 12:57 am

    Nunca comprei um corretivo exatamente por essa razão, nunca soube qual o mais adequado pra mim. Tenho a zona T oleosissima, e de vez em quando aparecem umas espinhas sebosas que eu insisto em esconde-las e não sei como, ai é quando eu sinto a necessidade de um corretivo.
    Já tinha visto esses coloridos da contem 1g, e achava meio louco por nunca procurar o real motivos deles serem dessa cor.
    Adorei a dica e passa no fashionistaup.wordpress

  3. April 22, 2009 9:45 pm

    Apesar de jurar fidelidade a Santa MAC, neste quesito meu coração está dividido. O corretivo iluminador da YSL é t-u-d-o!

  4. May 22, 2009 10:38 pm

    q cor de corretivo eu devo usar para disfacar as sarda, minha pele é branca

    • Marcela permalink*
      May 23, 2009 9:12 pm

      Oi!

      Olha para esconder sardas eu não aconselho corretivo e sim base…mas isso não é o tipo de coisa que eu falo uam cor e ela vai ficar boa, você tem que testar mesmo no seu rosto apra ver como vai ficar!

      Beijinhos

Trackbacks

  1. Revista Estilo « Manias de Moça

Leave a Reply

