Skip to content

Ui, que Sol!

March 8, 2009

Muito bem, como não podia deixar de ser, vou aproveitar esse verão equatoriano pelo qual estamos passando para falar, nada mais, nada menos, de um dos produtos que, na minha opinião, é o mais importante para manter em dia nossa beleza: o protetor solar.

Tudo bem, eu sei que já todo mundo mega cansado de ouvir falar disso e blá blá blá, mas acho que falar demais sobre isso nunca é suficiente e ainda tem Moça por aí que insiste em sair de casa sem passar o filtro (oi, Má!).

oquee

Bom, essa é óbvia. O protetor solar nada mais é do que uma loção ou um spray que ajuda a proteger a pela da radiação ultravioleta do sol. Pode ter em sua composição bloqueadores químicos ou orgânicos que evitam a absorção dos reios UVA e UVB pela pele.

praqueserve

Dur. Essa é obvia, parte dois. Pra proteger é claro! Não só isso, mas o filtro solar ajuda a evitar, manchas queimaduras e doenças (como o câncer de pele) que podem ser causadas pela longa exposição à luz solar (oi, você que ama lagartixar na praia!).

valeapena

 

Dur². Essa é óbvia, parte três. É claro que vale a pena usar. Ainda mais se você for como eu e passa o dia inteiro andando de lá para cá debaixo desse sol escaldante que anda fazendo. Eu, que sou branquinha que só (juro, minhas canelas refletem a luz de tão brancas) e tenho uma dificuldade insana de me bronzear (visual camarão mode on) uso todo o santo dia. Minha pele (especialmente a do rosto) é muito branquinha e sensível e mancha super fácil por causa do sol, fico cheia de sardas! E isso faz um mal danado. Então eu sempre uso um protetor de fator de proteção solar (o famoso FPS) alto. Tipo 50 pro rosto e 30 pro resto do corpo. Tenho pavor dessas manchinhas e morro de medo de isso evoluir pra algo mais. Eu sei que parece paranóia, mas já foi comprovado que Moças de pele branquinha tem maior tendência a ter câncer de pele e afins porque a pele sofre mais com ações do sol, vulgo, mais queimaduras, manchas, etc. Minha dermatologista também disse que nós, branquinhas de plantão, não podemos nos deixar enganar pela temperatura exterior. Pode estar 22 graus lá fora, o sol vai queimar do mesmo jeito. E pra ser sincera, isso não vale só as do look bronzeado-da-Antártida e sim para todas as moças do mundo, seja você mais morena ou não. Proteção demais nunca é suficiente, certo? Proteger a pele significa sempre manter a pele uniforme, evitar o efeito cobra (a.k.a descascar) e evitar o envelhecimento precoce. E, convenhamos, envelhecer antes da hora não é algo que nós queremos, ?

Cotação cinco pra esse produto indispensável!

 

cinco-estrelinhas1

Alias, ficaadica, o filtro deve ser aplicado sempre de 10 a 15 minutos antes da exposição ao sol, para dar tempo da pele absorver o produto. Não só isso, mas é sempre bom dar uma “retocada” no protetor de vez em quando. É claro que não precisa ser exatamente de 3 em 3 horas como as fabricantes aconselham. Tudo depende do tipo de atividade física que você faz. Se você correu, nadou, fez ginástica ou qualquer outra atividade que faça você suar muito, vale a pena passar de novo. Agora se você ficou o dia inteiro dentro de um escritório não tem necessidade. Mas lembre-se, a luz geradas pelas lâmpadas são MUITO nocivas à pele. Mancham que é uma maravilha. Especialmente as lâmpadas frias. Então repassar pelo menos uma vez é uma boa.

algumaindicacao

Bom, como eu já citei, eu sou mega branquinha e já testei os mais diversos protetores solares possíveis. Entenda, de La Roche à Sundown. E se teve uma coisa que eu aprendi sobre protetor solar é que ele tem a mania irritante de deixar você com aquele efeito praia. Ou seja, grudenta e oleosa. Então eu descobri que o melhor jeito de evitar isso e não estragar a maquiagem do dia é usar um protetor solar livre de óleo. Um que eu aconselho e que aprovo muito é o da Natura. Eu uso diariamente e é ótimo. Um porém é que o vidro só tem 50 ml e custa R$23,80. O preço não vale a pena pelo tanto de produto que você recebe. Outro muito bom é o protetor solar da Hidrafil. Essa marca é bem famosa pelos hidrantes para o rosto e eu devo dizer que os filtros em gel dela são fantásticos. Os meus favoritos com toda certeza. Mas como esse tipo de coisa não é igual para todo mundo, vale mesmo é você ir experimentando até achar um que seja bom para a sua pele. Tudo depende da tonalidade, tipo, quantidade e freqüência com que o produto é aplicado. 

De qualquer maneira ficam aí algumas indicações.

montagem-protetor

No comments yet

Leave a Reply

