Skip to content

Tônico Facial?Oi?

February 27, 2009

Cumprindo a promessa que eu fiz no post sobre limpeza de rosto, aqui estou com o dossiê sobre os míticos Tônicos Faciais. Para ficar um pouquinho mais organizado e fácil de entender, eu fiz um esqueminha de tópicos para vocês (fala sério gente, eficiência é outra coisa, ?)

 oquee2

O Tônico Facial é uma mistura de álcool, água, corantes e preservativos, além de outras coisinhas mais, como essências florais (tipo aloe vera), para dar aquele up na pele.

 praqueserve4

Se você parar para pensar bem, o tônico serve para…absolutamente nada! É mais ou menos como a água termal, promete um monte de coisa, mas você não vê o efeito de verdade. Reza lendas que o tônico pode ajudar a balancear o pH da sua pele, purificar, clarear, retirar os restos de resíduos que o sabonete não conseguiu tirar, atuar como adstringente (isto é, retira a oleosidade), acalmar a pele, tirar aquele restinho de maquiagem e diminuir os poros. Assim como hidratantes e sabonetes, tem um apara tipo de pele e com uma finalidade diferente.

 valeapena1

Estaria mentindo se dissesse que não uso um tônico. Eu uso, e uso muito! E para mim ele realmente ajuda (mesmo que seja só efeito psicológico). Eu costumo passar o dia inteirinho de maquiagem e ando pra lá e pra cá 24 horas. Não paro mesmo, passo o dia todo fora de casa. E a poluição é simplesmente uma cosia que me irrita muito, eu consigo sentir minha pele acumulando sujeira ao longo do dia. Isso porque eu não consigo evitar a sensação de que a pele continua suja mesmo depois de limpar com um cuidado e carinho enormes. Aliás, convenhamos galera, quando a pele vai ficar completamente limpa numa cidade como São Paulo? Então eu passo o tônico e vejo toda aquela sujeira no algodão e me sinto melhor porque consegui tirar aquela gororoba do meu rosto um pouquinho mais! Não só isso, mas eu tenho a pela insanamente oleosa (na verdade, minha pele é fresca, faz o que quer quando quer, mas no calor ela fica mesmo muito oleosa) e ele ajuda a regular um pouco esse problema. Uma dica: tirar toda a oleosidade do rosto não é bom. É a mesma coisa com o cabelo, se você tirar toda a oleosidade dele, ele fica super seco e quebradiço. O mesmo acontece com a pele, sem um pouquinho de oleosidade ela resseca, racha e a maquiagem fica um horror! E não queremos isso, não é mesmo? No entanto, por ter álcool em sua composição, o tônico acaba tirando um bocado de oleosidade e resseca a pele. Eu indico usar aqueles sem álcool. Tem o mesmo efeito e não acaba com a pele tanto assim.

No geral, dou uma nota 3 para todos os tônicos. Perdeu duas estrelinhas por não ter uma função específica e ninguém saber me explicar direito pra que diabos ele serve! Apesar disso, para mim ele funciona, daí as 3 estrelinhas pra ele!

 tres-estrelinhas1

 algumaindicacao1

Bom, eu ainda estou procurando um tônico que não me dê alergia, já que o que eu usava da Natura acabou com a minha pele quando eu fui viajar. Mas, vale a regra, para toda boa marca de sabonete existe um tônico! Ficam aí, alguns exemplos (os preços são uma média, okay? Às vezes ele pode varias dependendo da função “extra” que o tônico tem):

montagem-tonicos3

6 Comments leave one →
  1. March 1, 2009 2:53 pm

    Eu ainda não uso um! To querendo comprar..
    bjs

  2. Julliane permalink
    July 17, 2009 10:27 pm

    Queria só uam dica!!! adorei… me ajudaram muito! agora posso usar traquila! beijos!

  3. estefani permalink
    January 9, 2010 4:20 pm

    é possivel aplicar o tônico no rosto,e depois aplicar o corretivo,sem problemas?me ajudaaaaaaaaaa.

Trackbacks

  1. Passo-a-passo: Make Perfeita « Manias de Moça
  2. Teste: Pure Zone, da L’Oréal « Manias de Moça
  3. Os makes de Kristen Stewart « Manias de Moça

Leave a Reply

