Skip to content

Lave esse rosto!

February 21, 2009

lavandorosto-copy

 

Talvez ainda mais importante do que a maquiagem em si é o processo de limpeza da pele. Afinal de que adianta ter um make maravilhoso se a sua pele está um caos?

Muito bem, o que eu tenho o costume de fazer é lavar o rosto duas vezes por dia (às vezes, com esse calor absurdo que faz aqui em São Paulo, eu preciso lavar algumas vezes mais pra tirar o óleo de cozinha do rosto!) uma vez pela amanhã logo depois de acordar e outra antes de dormir.

A dica aqui é sempre usar movimentos circulares na hora de fazer a limpeza e não exagerar na quantidade de sabonete. O ideal é usar uma quantidade pequena, o equivalente a uma moda de 25 centavos e espalhar bem nas mãos antes de passar no rosto (aliás, vale também lavar as mãos antes desse processo todo, não adianta nada lavar o rosto com as mãos sujas, ?). Enfim, os movimentos circulares servem para ajudar a drenar os vazinhos do rosto e ajudar na circulação. Também não podemos esquecer de passar por todos os cantinhos do rosto, inclusive a linha que separa o cabelo da face, que costuma ter uma concentração de impurezas grande devido ao suor. Depois disso, lavar o rosto com bastante água e tirar todo o sabonete presente. Mas todo mesmo, hein, nada dessa preguiça de jogar uma água e achar que saiu tudo. Para secar, NÃO ESFREGUE, você não quer arranhar o rosto com a toalha, quer? Então delicadamente passe a toalha pelo rosto, não use força, isso pode machucar a pele do rosto, que é bem mais sensível que o resto do seu copo.

Falando de produtos, eu costumava usar o conjunto de sabonete e tônico da linha Natura Todo Dia. O sabonete em creme dessa marca é bem gostosinho, não é muito melequento e tem um cheirinho bem gostoso e suave. O tônico é um pouco diferente… parece um creminho mas também é bem gostosinho e refrescante de usar. A Natura tem essa vantagem, apesar de ter o preço um pouco salgado para todos os produtos, tem uma qualidade bem boa e costuma funcionar. O problema é que eu fui fazer um intercâmbio e os dois produtos, que eram tão bons pra minha pele, deram uma alergia absurda e eu fiquei com o rosto todinho empelotado. Daí que situações desesperadas pedem medidas desesperadas e eu tive que correr até o Wal-Mart mais próximo e comprar um sabonete para o rosto só enquanto não achava um realmente bom. Acontece que eu comprei um da Dove que é esfoliante diário. Chama Dove Gentle Exfoliating e eu paguei o equivalente a R$10,00. Um preço bem ok, se você for parar pra pensar. E num é que resolveu o meu problema? Além de ser super bom e ter ¼ de creme hidradante ele serve para todos os tipos de pele e limpa bem. Eu pelo menos sinto a pele mais limpa depois de passar a água e secar. Então pra mim resolveu. O tônico eu continuo usando da Natura mesmo, apesar de não ter mais o mesmo efeito que tinha antes…Eu estou pra trocar o produto desde que voltei pro Brasil. Alguém tem alguma dica de um tônico bom? procurando, mas não consigo encontrar um que me agrade… Mas, eu vou fazer um post inteirinho sobre tônicos ainda, então, até lá… tenho muitos pra testar. Não só isso, mas eu tenho que encontrar um sabonete novo também esse da Dove já está acabando e não encontro aqui de jeito nenhum!

natura-e-dove1

Voltando aos sabonetes, vale lembrar que o efeito que ele terá no seu rosto depende muito do seu tipo de pele. Por exemplo, a minha pele é super seca, mas se eu passar um sabonete para peles secas, ela fica oleosa e se eu passar um para peles oleosas ela fica cascavel… então eu sempre arrisco um para peles mistas e normalmente dá certo. Minha mãe, por exemplo, tem a pela super oleosa e usa um sabonete da Lâncome (chamado Power Gel) que é super bom para o tipo de pele dela e limpa direitinho, o único problema é o preço: R$ 90.00. Para mim, não tem o mesmo efeito.

A La Roche também tem uma linha específica para limpeza de peles incrivelmente boa (aliás, existe alguma coisa que a La Roche faz que não é boa?) chamada Effaclar. Mas, quando eu tentei usar, desencadeou uma alergia braba e eu fiquei com a pele horrorosa! Fora que o preço do Effaclar Gel (o nome do sabonete) pode variar entre R$ 30,00 e R$ 50,00, um pouquinho demais para o meu bolso.

Mas é como eu disse, é sempre bom testar antes de comprar um produto caro, às vezes pode não ser o melhor para a sua pele. No entanto, o mais importante disso tudo é sempre dar um jeito de lavar o rosto todos os dias para manter a pele saudável! Acredite, no começo pode ser um saco e você tem que se forçar a lembrar de lavar o rosto todo santo dia (comigo foi assim), mas se você insistir uma semana depois vira hábito e você não consegue mais largar!E se for neurótica como eu, ainda vai acabar andando por ai com um tubinho de sabonete em gel para peles oleosas Natura Faces (R$ 24,30, caro, mas como eu só uso bem de vez quando, dura bastante) para poder lavar o rosto sempre que passar um por daqueles momentos ‘ui, suei de mais e estraguei a maquiagem’ ou ‘passei-por-uma-espiral-de-fumaça-e-defumei’.

larochelancomenatura

 

Ficadica! Até a próxima pessoal!

5 Comments leave one →
  1. Roberta Alves permalink
    March 25, 2010 6:20 am

    Olá..eu comprei esse gel da La Roche o effaclar e logo depois de usar também tive uma reação alergica…mas não sei se foi por causa dele…o meu rosto ficou avermelhado…um pouco inchado (bem pouco), ao redor dos olhos ficou roxo como se eu tivesse levado um soco em cada olho…ao redor da minha boca tb ficou avermelhado e bem ressecado…
    Vc poderia me descrever a sua reação alergica pra que eu possa comparar??
    Por favor responda por e-mail!
    Desde já, muito obrigada!
    bjus

Trackbacks

  1. Mania de Compras: Onofre. « Manias de Moça
  2. Passo-a-passo: Make Perfeita « Manias de Moça
  3. Teste: Pure Zone, da L’Oréal « Manias de Moça
  4. Os makes de Kristen Stewart « Manias de Moça

Leave a Reply

