Skip to content

A arte do olho esfumado

March 5, 2010

A Aninha (que também me deu a sugestão para fazer o post sobre a maquiagem para o dia a dia) pediu para que eu ensinasse como se faz um olho esfumado. Gente, assim como vocês, eu não sou profissional de make up e aprendi tudo o que sei hoje pela internet mesmo,  por isso, achei bem melhor colocar fotos e vídeos úteis ensinando aqui como fazer esse tipo de olho do que tentar eu mesma fazer um e postar o processo (sério, ia levar anos e não ia ficar tão legal assim, fora que como estou mega sem tempo, ia demoar muito mais prar colocar o post no ar).

Mas, para acabar com o mito de que olho esfumado é dicíl de fazer, a diva Vic Ceridono postou no Dia de Beauté um vídeo (junto com um post) no qual ensina a fazer um esfumado bem básico, com duas cores de combras escuras e um único pincel. Vale muito a pena dar uma olhada.

Então como a Vic comentou no vídeo, o que conta mesmo no esfumado é você trabalhar as cores no côncavo do olho. O que eu costumo fazer é passar a sombra mais clara na pálbebra inteira e depois, com um pincel mais arredondado, usar a sombra mais escura, primeiro delineando o olho e depois espalhando mais até chegar no cantinho dele. É mais uma questão de prática do qualquer outra coisa.

E é aquela coisa, você não precisa necessariamente usar duas cores de sombra para fazer um esfumado. Sabe o lápis preto? Aquele que você usa para delinear os olhos de vez em quando? Então pode muito bem ser a base para o seu esfumado. Basta fazer um traço mais grosso e, depois, usa uma esponjinha ou o próprio dedo para espalhar e marcar o côncavo!

O bacana é que o esfumado também não precisa necessariamente ser inteiro escuro. Mas pode ser construído com cores alegres e contrastantes, como o rosa e o azul, o dourado e o prata, o vermelho e o preto. Fica à gosto do freguês!

Mas, apenas para ajudar, acho que existem alguns passos que podem ser seguidos para criar um bom olho esfumado:

  1. Preparar o olho (isto é, pálpebra e rosto limpos, tonificados e hidratados e complementados com um primer);
  2. Escolher as cores;
  3. Faça o delineado com uma das cores. Para um olho preto típico (ou cinza, ou marrom), use um lápis ou uma sombra dessas cores para delinear logo acima dos cílios superiores. Como o olho é esfumado, lembre-se de fazer um traço mais grosso do meio do olho para fora e depois use um pincel ou uma esponjinha para espalhar um pouco esse delineado, com foco para o canto do côncavo;
  4. Aplique a cor mais clara, de base. O truque aqui é começar a passar a cor mais clara a partir do começo do olho, do canto interno, próximo ao nariz e ir espalhando até encontrar com o canto do côncavo, já delimitado pelo outro traço;
  5. Por fim, escolha uma combra mais escura para misturar com a clara a partir do delineado e preencher a parte de fora da pálpebra;
  6. Termine com muitas e muitas camadas de máscara para cílios.

O que acharam, Moças e Moços? AJudei?

About these ads
4 Comments leave one →
  1. March 5, 2010 10:46 am

    Pra mim é uma arte mesmo…sou uma negação no quesito make ahahhahahaha
    bjo bjo

  2. March 6, 2010 6:32 pm

    Amiga, AMEI o post! Eu também tenho dificuldade em fazer um olho bem esfumado, mas estou tentando!
    beijãão pra vc :)

  3. March 7, 2010 12:19 pm

    Má, AMEI!!!
    Muuuito bom o post!
    Vou tentar hoje mesmo fazer dessa forma, pois fazia totalmente diferente!
    Um beijooo

    • Marcela permalink*
      March 10, 2010 9:03 pm

      Oi Fe! Ai que bom que você gostou! Espero mesmo ter ajudado! É, para fazer olho esfumado, o esquema é treinar bastante até pegar o jeito! Demora um pouquinho, mas uma hora sai!

      Beijinhos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: