Skip to content

Dicas para cabelos mais saudáveis

August 3, 2009

Acho que todo mundo sabe como é difícil deixar o cabelo com aquele ar saudável o tempo inteiro, não é? Eu sei muito bem disso e já falei tantas vezes como o meu cabelo dá trabalho, que vocês, minhas (meus) queridas (os) leitoras (es), devem ter cansado!

No entanto, eu acho que dicas para manter o cabelo bem cuidado nunca são demais. E dicas para disfarçar o cabelo que está numa pior para um evento de última hora são melhores ainda!

Daí eu estava andando pelo site da revista Allure (outro site que eu recomendo MUITO) e encontrei essa coluna do hairtylist das stars Chris McMillan falando justamente desse problema.

O Chris (íntimo!) fala que a aparência de saúde, cabelos fortes e saudáveis, pode ser considerado uma tendência entre as celebridades, por mais absurdo que isso pareça. Mas acontece que o cabelo bem cuidado deixa você com um ar mais jovem, luxuoso e sensual (ui!). Entretanto como todas nós sabemos, chapinha, secador, tintura…tudo isso estraga e deixa o cabelo bem mais fragilizado.

Para mudar esse aspecto, McMillan passa algumas dicas básicas que darão resultados no longo prazo, que, na verdade, é uma forma de concertar as madeixas:

  • Identifique o estrago: Com o cabelo seco e limpo, coloque-os para frente e se olhe num espelho a uma certa distância. Procure por uma linha de demarcação que normalmente fica a uns centímetros do fim dos fios. Se você não encontrar essa linha, que normalmente é um círculo que dá a volta na sua cabeça, procure pelos pontinhos brancos nos fios, que marcam as pontas duplas. Quanto mais brancos forem esses pontinhos ou mais marcada a linha, maior o estrago.
  • Corte as madeixas: Não adianta, nós podemos chorar e espernear, mas no fundo um bom corte no cabelo é a melhor solução para o cabelo machucado. O Chris fala que o ideal é cortar acima da linha reconhecida no tópico 1 ou até onde você se arriscar a ir. Entre seis e oito semanas mais tarde, volte ao cabeleireiro para cortar mais um pouquinho e acabar com as pontas duplas que o primeiro corte deixou passar. Se você estiver insegura em cortar muito da primeira vez, esse segundo corte é uma boa ideia para amenizar a diferença de comprimento.
  • Tenha cuidado: Não lave o cabelo todos os dias, isso pode deixar os fios ainda mais secos e fragilizados. Use sempre um condicionador e uma vez por semana, uma máscara de tratamento. Essa rotina varia de cabelo para cabelo, mas manter os fios bem hidratados é um must have para todos os tipos, de oleoso à extra-seco.
  • Pegue leve no styling: Diminua o número de vezes que você usa o secador ou a chapinha, afinal, foi isso que colocou o seu cabelo nessa enrascada, não é? Eu confesso que para mim, isso é quase impossível, mas confesso também que estou tentando! Uma coisa que o Chris falou é certa, o cabelo sempre parece muito melhor um ou dois dias depois que você o secou.
  • Pinte com cuidado: Só tinja ou faça luzes na parte do cabelo que NÃO foi colorido ainda. Repintar o cabelo é muito prejudicial e o cabelo aparenta mais natural se as pontas estiverem mais claras. Se você é morena ou ruiva, opte por tintas sem peróxidos. Elas não duram tanto quanto as outras, mas em compensação não machucam tanto os fios.

Como eu já falei esses são os passos que vão restaurar o seu cabelo ao longo prazo. Mas calma, se você, como eu, às vezes precisa de uma coisa mais imediata, seguem as diquinhas do Chris para cabelos lindos em poucos minutos:

  • Seque com cuidado: O secador machuca demais o cabelo, mas isso a gente já sabe. No entanto, ele também pode ajudar a disfarçar o estrago. Quando for secar o cabelo, olhe para os pés e divida as madeixas no meio. Seque apenas as raízes e deixe as pontas secarem sozinhas.
  • Fuja do frizz: Cabelos muito estragados costumam ser mais propensos ao frizz. Se você tiver cabelo encaracolado pule a fase do secador e use um condicionador leave-in mais leve nos cabelos ainda molhados, foque no centro e nas pontas e deixe secar naturalmente. Isso serve para Moças com os cabelos lisos também!
  • Esconda as pontas: Se o cabelo estiver muito machucado, use um spray anti-frizz (tipo aqueles mais profissionais, o Chris fala de um chamado Anti-Frizz Hair Spray do Sebastian Laminates), separe o cabelo em camadas e use um babyliss mais largo. Os cachos escondem as pontas e deixam o cabelo mais uniforme.
  • Faça um coque: Se você acha que o seu cabelo está muito ruim para ser usado solto, faça um rabo de cabelo mais ou menos no meio da cabeça, e enrole-o com o próprio cabelo para fazer um coque. Coloque grampos, fivelas, o que você achar que fica mais bonito em você! O cabelo preso, ele parece mais saudável. Se você tiver franja, deixe-a solta, como o Chris disse, franjas raramente parecem prejudicadas.

É isso, Moças. O que vocês acharam? Alguém mais trem dicas para deixar o cabelo saudável? Manda um e-mail para maniasdemoca arroba gmail ponto com ou deixa um comentário com as suas ideias!

As imagens são do Google Images.

3 Comments leave one →
  1. vanityqueens permalink
    August 3, 2009 6:04 pm

    Eu queria muito ter essa disciplina de fazer hidratação uma vez por semana! Mas se fizer uma vez por mês já to feliz!!! Hahaha!!!
    Adorei as dicas. Vou tentar secar só a raiz do cabelo da próxima vez e ver qual é o efeito, não tem como negar que o cabelo sequinho com o secador é outra coisa né? Mas eu tb não abuso, normalmente deixo o secador só pro fim de semana!
    =)
    Beijos querida!!
    Isabela

  2. Mari Lessa permalink
    August 4, 2009 7:29 pm

    Maki,
    Tenho lido sempre o seu blog. É demais!!
    Parabéns!!!
    Bjos, Mari (da Main Street)

  3. Paula permalink
    January 7, 2010 5:04 pm

    Amei as dicas,
    agora me diga mais uma coisa,fazer coques não estraga cabelo não?
    Porque eu uso muito coques e os meus cabelos estão horriveis =/
    mais amei as dicas,está de parabéns!

Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

